Os desenhos gaúchos Lauren de Bacco

A paixão por cavalos e o amor pela arte. É assim que podemos definir a artista crioula Lauren De Bacco. A união desses dois elementos na sua infância forjou a personalidade e aguçou a sensibilidade dessa ilustradora que hoje nos brinda com belíssimos desenhos e que, assim como Aldo Locatelli e José Lutzenberger, artistas de outros tempos, encontrou na temática regional gaúcha sua inspiração.

Inicialmente para Lauren, bastava ser cavalo, não importava raça ou beleza, porém aos dez anos de idade um regalo mudaria tudo. Lauren ganhava seu primeiro Cavalo Crioulo fazendo aumentar sua paixão pela raça e de lambuja pelo gauchismo.

Por viver na cidade, Lauren usa sua arte para se transportar para as coisas da terra, e sentir-se mais perto do que lhe dá prazer, das lidas de campo e claro do Cavalo Crioulo. No estúdio onde costuma realizar seus trabalhos, tem sempre no costado um mate gordo uma buena música crioula.

Bueno, separamos alguns desenhos bem gaúchos, para a alegria dos visitantes do Arte Crioula:




Esperamos que Lauren De Bacco continue se inspirando com nosso gauchismo e nos enchendo os olhos com seu talento.

Mas tchê, tu vais encontrar muito mais no enlace www.almadeferro.blogspot.com. Se quiseres também podes participar de uma comunidade no Orkut é so clicar ao lado www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=10732670.

Gurizada toma conta do palco da Noite Musiqueira dia 25/02/10.

É a gurizada de valor ganhando seu espaço no projeto da Noite Musiqueira.
Com Irmãos Wendler, Dupla Mirim que vem encantando com seus espetáculos em toda região, Daniela Corrêa, Lucas Corrêa, Campeões dos festivais mirins em todo estado.
Além da gurizada, teremos Castiano Ferreira, que nos apresentará seu novo trabalho.

Luciano Maia participa do Encontro Brasileiro do Acordeon




Divulgação:
De Fronteira Produções Artísticas
Fone: 51. 3273.2848 - 9678.1555

Noite Musiqueira


Agora está mais fácil para acompanhar a Noite Musiqueira aqui pela Arte Crioula. Criamos um player especialmente para o evento e será atualizado cada vez que entrar novos vídeos no canal. É só deixar rodar e assistir todos os vídes automaticamente.

Acompanhe:

Clique aqui para ver o filme em tela cheia ou se preferir assista no player abaixo:


Se estás procurando as estampas na Noite Musiqueira entrar no enlace www.picasaweb.com/gilneisilva ou procurar nas pastas abaixo.





El Gaucho Martín Fierro

"Aquí me pongo a cantar
al compás de la vigüela,
que el hombre que lo desvela
una pena estraordinaria,
como la ave solitaria
con e cantar se consuela."

José Hernández

Com o primeiro, e acredito, mais conhecido verso de José Hernández, abrimos a porteira para falar sobre El Gaucho Martín Fierro.

Em uma conversa com um patrício outro dia desses, falávamos sobre nossa arte crioula e curiosamente, o mesmo, que por sinal és uma referência de gauchismo, apesar de conhecer, não havia lido ainda uma das maiores obras latino-americanas, que é o gaúcho Martín Fierro. Foi então que me dei por conta que se ele ainda não teria lido muitos outros deveriam não conhecer tal obra.

Pois bueno, quantas vezes escutamos falar em Martín Fierro em nossas poesias e músicas crioulas? Um exemplo é a música "A moda Martín Fierro" do grande payador Jayme Caetano Braun (veja a poesia aqui) e musicada por Luiz Marenco (assista o vídeo com a música aqui). Também temos na fronteira do estado Um canto para Martín Fierro (www.martinfierro.art.br), festival de música nativista em Santana do Livramento.

Mas e quem será esse tal Martín Fierro?

El gaúcho Martín Fierro, ou simplesmente Martín Fierro é personagem do Argentino José Hernández e tornou-se símbolo do homem da pampa no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e hoje é referência de gauchismo e idolatrado por gaúchos e gauchos das três pátrias. Martín Fierro, é um espelho do homem da pampa gaúcha, que no desenrolar de sua história, mostra o cotidiano de um homem do campo que é recrutado para defender sua pátria e sentindo-se lesado deserta da tropa tornando-se um salteador que passa por façanhas e dificuldades na luta pela sobrevivência mas sempre mostrando a hombridade do gaúcho.


A obra foi escrita nos três países, Brasil, Argentina e Uruguai, mas teve seus primeiros versos nascidos no Rio Grande do Sul, pra ser mais preciso em 1872, numa pequena pensão em Santana do Livramento, na atualidade na esquina da rua Rivadávia Côrrea com a rua Uruguai, enquanto seu autor José Hernández encontrava-se exilado (1870/1872).

O livro, escrito todo em versos e com uma linguagem campeira já foi traduzido para mais de 30 idiomas, inclusive em português pelo poeta gaúcho Nogueira Leiria. Apesar da grande tradução do poeta, aconselho a leitura do original em espanhol.

Bueno, sem dúvida alguma, todo gaúcho que se preze deve ler essa obra.

Regalos:

Separei alguns regalos para os visitantes do blog, um deles é o filme (abaixo) produzido em 1968, dirigido por Leopoldo Torre-Nilsson, e interpretado por Alfredo Alcon. O filme foi vencedor do prêmio II Festival Internacional do Rio de Janeiro, um festival de cinema já extinto.

Para baixar o livro (espanhol): www.elfolkloreargentino.com
Para comprar o livro: (breve)

Filme:

Clique aqui para ver o filme em tela cheia ou se preferir assista no player abaixo:


Fontes: Página pessoal de Carlos Quilmes Lopez (www.youtube.com/carlosquilmeslopez), wikipedia.org (www.wikipedia.org) e El Folklore Argentino (www.elfolkloreargentino.com)

De toda trança

A Noite Musiqueira fez uma gurizada se empolgar e se acolherar para umas e outras e vocês podem comprovar no vídeo abaixo.

Com os senhores De toda trança com Namoro de Corvo:




Estampas da Noite Musiqueira

Gauchada, para quem tá campeando algum retrato das Noites Musiqueiras basta entra no enlace www.picasaweb.com/gilneisilva e se esbaldar:

Jairo Lambari e a Noite Musiqueira.

Quinta-feira, dia 11/02/2010 foi a vez do grande Jairo Lambari Fernandes, um dos grandes nome da nossa música nativista da atualidade, nos mostrar que a Noite Musiqueira veio para fincar o pé no chão e criar raízes na noite de Novo Hamburgo.

Acompanhado por André Gonçalves (o Andrezinho) na guitarra e Lucas na gaita, Lambari interpretou músicas já consagradas como Naco de luz, No rastro da gadaria, Morena, entre outras nos fazem enxergar alma adentro.

Além do mais, foi gratificante ver novamente Jader Leal presente e subindo ao palco mostrando seu apoio ao projeto. Claro, não podemos esquecer de outros parceiros que subiram ao palco trazendo boa música e fazendo funcionar a intenção de um espaço cultural.

Bueno, não precisamos falar muito já que podemos ver e escutar. Dá só uma bombeada nos vídeos abaixo:

Naco de luz


Morena


Buena vida


Aguaceiro


Romance de quem chega


A dom Antonio Trindade


Por bendizer-te


Pra carregar a querência



Fonte: vídeos www.youtube.com/gilneisilva

César Oliveira e Rogério Melo homenageados no carnaval

Lambari na próxima Noite Musiqueira.

Bueno se o negócio já andava de fundamente, dia 11/02, na próxima Noite Musiqueira, vai se fortalecer um pouco mais com o espetáculo de Jairo Lambari Fernandes. Veja o chasque da Nina França:

Estampas da Noite Musiqueira

Clique no retrato abaixo e veja algumas estampas da última Noite Musiqueira:

Música de fundamento na Noite Musiqueira

Bueno, é gratificante pra os ouvidos da gente participar da Noite Musiqueira. Cada semana que passa a gente fica mais faceiro que a outra vendo que um projeto cultural como este está reunindo músicos de marca e com os pés fincados na terra.

A parceria que se viu nos palcos animou a gauchada que cantou junto e vibrou com cada apresentação.

No palco estiveram nomes como Jader Leal, acompanhado por Andrezinho na guitarra e Everton Trindade na de botão, o Grupo Verso Campeiro com Tarcísio Dias na gaita, César Bressane na guitarra e vocal, Tales na guitarra crioula e Stéfano Rodrigues me tendo guela, Gilnei Baruio com Alex na guitarra e Cleiton no Baixo, a presença internacional de Nelsi Morales cantando clássicos da música latino-americana além de vários músicos que se apresentaram individualmente abrilantando ainda mais o evento.

Quer saber mais, tche? Entonces dá uma bombeada nos vídeos:


Romance Musiqueiro - Jader Leal


Jader Leal interpretando "Romance Musiqueiro" (gravado por Leonel Gomes) na Noite Musiqueira em Novo Hamburgo. Na guitarra André Gonçalves e na Gaita Trindade.



O tombo - Jader Leal


Jader Leal interpretando "O tombo" (Gujo Teixeira / Pirisca Grecco) na Noite Musiqueira.



Pra o acalanto das horas - Jader Leal


Apresentação de Jader Leal na Noite Musiquera, interpretando a música "Prá o Acalanto das Horas" de autoria do próprio com Átila Duarte, no costado o André Gonçalves na guitarra e Everton Trindade na gaita.


Milonga abaixo de mau tempo - Verso Campeiro


Verso Campeiro com a música "Milonga abaixo de mau tempo" na Noite Musiqueira.


Baile do Sapucai - Verso Campeiro


Verso Campeiro com a música Baile do Sapucai (Valdomiro Maicá me corrijam se estiver errado) na Noite Musiqueira.



Puente Pexoa - Verso Campeiro


Verso Campeiro com a música "Puente Pexoa" de Tránsito Cocomarola, gravada por Jari Terres e também em portugues por Cenair Maicá.


Vistaço na Tropa - Com Verso Campeiro e Jader Leal


Parceria no palco com Verso Campeiro e jader Leal na música "Vistaço na Tropa" (Gujo Teixeira e Luiz Marenco) na Noite Musiqueira.


Balseiros do Rio Uruguai - Com Verso Campeiro e Jader Leal


Parceria entre Verso Campeiro e Jader Leal na música Balseiro do Rio Uruguai.


El Cosechero - Nelsi Morales


Interpretação de El cosechero por Nelsi Morales (Ramón Ayala) na Noite Musiqueira de Novo Hamburgo.


Km 11 - Nelsi Morales


Interpretaçao Km 11 (Transito Cocomarola/Constante Aguer) na Noite Musiqueira.



Charla de Domador - Baruio


Charla de domador (de Jayme Caetano Braun/Luiz Marenco) por Baruio, no costado Alex na Guitarra e Cleiton no Baixo.



Jader Leal na Noite Musiqueira



A Noite Musiqueira desta quinta-feira (04/02) terá o espetáculo Depois dos Mates de Jader Leal e grupo, além de outras apresentações.

A Noite Musiqueira acontece no Camaleão Bar, Pedro Adams Filho, 4517, Centro de Novo Hamburgo (no estacionamento do Dubai Bar).

O evento tem o espaço aberto para músicos nativistas e interessados podem ligar para o fone (51)9320.2951 com Dom Rafael.